fbpx
 

Movimente seu corpo e treine seu cérebro

Movimente seu corpo e treine seu cérebro


“Mens Sana in Corpore Sano”

movimente seu corpo e treine seu cérebroVocê sabia que a necessidade de se movimentar foi um dos estímulos mais importantes para desenvolvimento do cérebro dos seres humanos? E que cérebros humanos são relativamente maiores que de outros primatas e esse tamanho está diretamente relacionado com a inteligência?

A evolução do Homem

Há mais ou menos 3 milhões de anos quando nossos primeiros ancestrais não primatas enfrentaram alterações climáticas severas, a escassez de alimento obrigou esses indivíduos a encontrar uma alternativa para a sobrevivência. A única opção era percorrer grandes áreas atrás de novas fontes alimentares.

Essa necessidade foi adaptando o nosso corpo durante centenas de milhares de anos, a evolução da marcha quadrúpede para bípede, por exemplo, foi crucial para a manutenção da espécie. Além de ser mais econômica, a bipedia liberou as mãos para a manufatura e manuseio de ferramentas que facilitaram uma dieta mais rica e variada e o início da caça.

O cérebro é o órgão que mais consome energia no ser humano e com essa dieta diversificada se desenvolveu em tamanho e principalmente em inteligência.

Dieta variada, tamanho do cérebro e demandas motoras ocorreram de forma paralela possibilitando o surgimento de uma espécie única: homo sapiens (homem sábio).

movimente seu corpo e treine seu cérebroO planejamento e execução de movimentos e estratégias motoras complexas estimularam o desenvolvimento cognitivo, e vice-versa. Devido à seleção natural somente indivíduos que se movimentavam com eficiência e que tivessem um corpo adaptado para tal conseguiam sobreviver e transmitir seus genes adiante. Imagine que para nossos ancestrais, que tinham em média 50 quilos, a possibilidade de caçar um mamute (10x mais pesado) era remota, se não fosse por uma inteligência superior e um corpo adaptado ao movimento.

O que isso tem a ver com nossa vida hoje, milhões de anos depois? Simples, a motricidade que garantiu nossa sobrevivência continua “moldando” nosso cérebro e nosso corpo da mesma forma há milhares de anos.

O desenvolvimento motor na infância, por exemplo, é um processo de progressões de padrões movimentos que levam naturalmente a criança a aprender a andar.

Com a “tentativa e erro” o cérebro se adapta a esses padrões, novos circuitos neurais são formados e ficar de pé passa a ser praticamente um reflexo. Você não precisa pensar para andar, por exemplo.

Essa “automatização” se chama aprendizagem motora e ocorre no sistema nervoso central e para acontecer o estímulo é processado em diferentes regiões do cérebro, algumas delas são as mesmas que controlam nosso comportamento e emoções. Funciona mais ou menos assim: estímulo / percepção do corpo no espaço / planejamento / execução / aprendizado.

Com a exposição a movimentos variados conexões neurais são exigidas e o cérebro reage igual ao que acontece com o raciocínio de um jogador de xadrez, por exemplo.

Por isso, não só crianças experimentam benefícios da aprendizagem motora, experiências vindas da demanda por movimento ao longo da vida são fundamentais para uma atividade neural saudável.

Os males da sociedade atual

movimente seu corpo e treine seu cérebroCom excesso de conforto e atividades laborais sedentárias a falta de movimento tem se tornado uma das principais causas dos problemas de saúde atual. Chamadas de doenças de desajuste, surgem devido à incompatibilidade entre o que fomos feitos para fazer e o que estamos fazendo, milhares de anos de evolução contra um estilo de vida moderno. Diabetes, obesidade, dores lombares, doenças cardiovasculares, distúrbios do sono, depressão, stress e dores crônicas estão cada vez mais presentes na população e são exemplos dessa incompatibilidade.

Portanto, a atividade física não serve somente para treinar músculos e perder aqueles excessos do final de semana, mas também é fundamental para ter um estímulo cerebral adequado, desenvolvendo cognição na forma mais primitiva.

Se você tem uma rotina com baixa demanda de movimento, que a maioria de nós temos, procure exercícios que solicitem mais “inteligência corporal”. O treinamento físico funcional (TFF), por exemplo, estimula a aprendizagem motora através de tarefas que desafiam a cognição, treinam diferentes capacidades físicas e tornam nosso corpo e mente mais resilientes tanto para atividades do dia a dia quantos gestos esportivos mais complexos.

Pense / Movimente-se / Viva.

Agende sua consulta com a Clínica Reactive. Somos uma clínica multidisciplinar com uma equipe completa e capacitada, e ampla infraestrutura. Estamos localizados em São Paulo, SP e estamos prontos para te atender. Telefones: (11) 3032-1479 e (11) 3034-2199. WhatsApp: (11) 97655-8574.

Saiba Mais