fbpx
 

Lesão da cartilagem do tornozelo

Lesão da cartilagem do tornozelo


lesão cartilagem tornozeloDe acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia (RBO), a lesão da cartilagem do tornozelo afeta 15% da população mundial, onde os jovens são os mais afetados, especialmente após um episódio traumático na articulação, desencadeando o processo de artrose, doença que causa a degeneração das cartilagens.

Sintomas da lesão da cartilagem do tornozelo

A menos que a lesão da cartilagem do tornozelo seja extensa, pode-se levar meses, um ano, ou até mais para que os sintomas se desenvolvam. Os sinais e sintomas de uma lesão da cartilagem do tornozelo podem incluir:

 Dor crônica no tornozelo, que piora com carga ou peso sobre a articulação;

Um estalido ou “clique” ocasional ou sensação de bloqueio/defeito no tornozelo ao caminhar;

Episódios de inchaço do tornozelo ocorrem quando se carrega peso ou pratica-se atividade física intensa. A dor diminui quando em repouso.

Tratamento da lesão da cartilagem do tornozelo

Tratamento não cirúrgico

O tratamento depende da severidade da lesão na cartilagem do tornozelo. Se a lesão é estável (sem pedaços soltos de cartilagem ou osso), uma ou mais das seguintes opções de tratamento não-cirúrgico pode ser considerada:

Imobilização. Dependendo do tipo de lesão, a perna pode ser imobilizada com bota ou gesso. Durante este período de imobilização, a não descarga de peso e exercícios de amplitude de movimento pode ser recomendada;

Medicamentos orais: anti-inflamatórios podem ser úteis na redução da dor e inflamação. Amplitude de movimento e exercícios de fortalecimento são benéficos;

Órtese de tornozelo: ajuda a proteger o paciente de uma nova lesão, se o tornozelo é instável e especialmente durante atividades físicas.

Tratamento Cirúrgico

Se o tratamento não-cirúrgico falha em aliviar os sintomas das lesões osteoncondrais do tornozelo, a cirurgia pode ser necessária. A cirurgia pode envolver a remoção de fragmentos de osso e de cartilagem soltos no interior da junta, assim como a estimulação do leito da lesão através de uma técnica chamada microfratura. Uma variedade de técnicas cirúrgicas está disponível e cirurgião irá selecionar o melhor procedimento com base no caso específico.

Curiosidades sobre a lesão da cartilagem do tornozelo

A articulação do tornozelo é composta da parte inferior da tíbia (canela) e a parte superior do talo (tornozelo). A parte superior do talo é em forma de cúpula e é completamente coberta com tecido cartilaginoso duro, semelhante a uma borracha que permite um movimento amplo e suave do tornozelo.

A lesão dessa estrutura normalmente ocorre em conjuntos com o osso subjacente do tálus dentro da articulação do tornozelo. É também chamada de defeito/lesão osteocondral. “Osteo” significa osso e “condral” refere-se a cartilagem.

Essas lesões normalmente acontecem numa entorse. Se a cartilagem não curar corretamente após a lesão, ele amolece e começa a quebrar. Às vezes, um pedaço quebrado da cartilagem danificada e de osso (fragmento osteocondral) passa a flutuar dentro do tornozelo.

Normalmente, o exame físico mostra dor e limitação para movimentação e palpação do tornozelo.

Exames de imagem como RX e Ressonância podem mostrar a lesão, porém em alguns casos, pode ser necessária a artroscopia diagnóstica. Nesse método, realizado em centro cirúrgico, é colocada uma câmera dentro da articulação, para se ver há lesão e tratá-la.

Agende sua consulta com a Clínica Reactive. Somos uma clínica multidisciplinar com uma equipe completa e capacitada, e ampla infraestrutura. Estamos localizados em São Paulo, SP e estamos prontos para te atender. Telefones: (11) 3032-1479 e (11) 3034-2199. WhatsApp: (11) 97655-8574.

Saiba Mais