fbpx
 

Fascite Plantar

Fascite Plantar


A dor da fascite plantar é tipicamente cortante e unilateral (70% dos casos). Geralmente piora ao se carregar peso após longos períodos de repouso.

fascite plantarA fascite plantar é a lesão mais comum da fáscia plantar e é a principal causa de dor no calcanhar. Aproximadamente 10% das pessoas desenvolvem fascite plantar em algum momento da vida. Geralmente, está associada a longos períodos na posição de pé e é muito mais prevalente em indivíduos com pé chato. Entre a população não-atleta, a fascite plantar está associada a obesidade e falta de atividade física.

Sintomas da fascite plantar

A dor característica da fascite plantar é geralmente sentida na parte de trás do calcanhar e é mais intensa durante os primeiros passos do dia. Indivíduos com fascite plantar frequentemente apresentam dificuldade para realizar o movimento de elevar o pé em direção à canela. Esta dificuldade geralmente se deve ao retesamento do músculo da panturrilha ou do tendão de Aquiles, que é conectado à fáscia plantar. A maior parte dos casos de fascite plantar melhora com o tempo e responde bem aos métodos de tratamento conservador.

Tratamento para fascite plantar

Muitas terapias foram propostas para a fascite plantar. Inicialmente, a fisioterapia com foco em alongamento da cadeia posterior deve ser tentada. A injeção de corticosteroides é utilizada em algumas ocasiões, especialmente para casos de fascite plantar refratária a medidas conservadoras.

Existe cirurgia para a fascite plantar?

Frequentemente, a fasciotomia (liberação) plantar é considerada após a falha do tratamento conservador em resolver o problema. Deve ser vista como o último recurso e após tentativa de resolução do quadro clínico.

Como prevenir a fascite plantar?

Especialmente atletas, para evitar os sintomas e incômodos da fascite plantar, opte por correr em terrenos planos e sem irregularidades. Além disso, busque sempre fortalecer a região com alongamentos e o acompanhamento de um profissional de Educação Física para corrigir possíveis movimentos incorretos na corrida, que podem causar o desgaste das fáscias.

Para aqueles que não têm o hábito de praticar esportes, busque o direcionamento de um ortopedista para a utilização de palmilhas mais macias, que evitem o atrito com superfícies muito sólidas, que acentuem os sintomas da fascite plantar.

Agende sua consulta com a Clínica Reactive. Somos uma clínica multidisciplinar com uma equipe completa e capacitada, e ampla infraestrutura. Estamos localizados em São Paulo, SP e estamos prontos para te atender. Telefones: (11) 3032-1479 e (11) 3034-2199. WhatsApp: (11) 97655-8574.

Saiba Mais