fbpx
 

Entorse de Tornozelo

Entorse de Tornozelo


A entorse de tornozelo é caracterizada pelo estiramento ou ruptura de ligamentos. Esta lesão musculoesquelética, provocada por movimentos bruscos, é bastante comum em pessoas que costumam correr em superfícies irregulares ou até mesmo aqueles que caminham e ‘pisam em falso’, lesionando a região. Normalmente, causa dor e o pé fica inchado nos primeiros dias, o que gera dificuldade para andar.

Classificação da entorse de tornozelo

A torção do tornozelo pode ser classificada em 3 graus diferentes dependendo de sua gravidade e do quanto o paciente acabou lesando a estrutura. No entanto, vale ressaltar que somente o ortopedista pode determinar qual o grau, de acordo com os sintomas apresentados, exames de imagem e testes clínicos.

Cada grau apresenta sintomas diferentes, assim como o tratamento que deve ser aplicado.

  • Grau 1: estiramento ligamentar, geralmente a dor passa em menos de 5 dias;
  • Grau 2: lesão ligamentar parcial, a dor pode durar mais de 10 dias, indica-se que seja feita Fisioterapia;
  • Grau 3: lesão ligamentar total, é extremamente necessário fazer Fisioterapia.

O que são ligamentos?

Os ligamentos são pequenas faixas elásticas que são ligadas aos ossos e permitem que movimentos naturais sejam realizados, seja no tornozelo, joelho ou no ombro, por exemplo. Quando estas estruturas estão lesionadas, além de o paciente sentir uma dor bastante incômoda, tem uma limitação funcional e não consegue apoiar o pé no chão, isto é, quando se trata de uma entorse de tornozelo.

Sintomas da entorse de tornozelo

Após a torção, embora a lesão tenha graus para classificar a gravidade da entorse de tornozelo, os sintomas iniciais são semelhantes em todos os casos, visto que a dor é o principal sinal, acompanhado do inchaço. Nas lesões mais graves, o paciente sequer consegue colocar os pés no chão para caminhar por conta da inflamação tendinosa.

Tratamento

O tratamento para a entorse do tornozelo vai depender da avaliação do ortopedista. Caso a lesão seja leve, a aplicação de gelo no local vai regredir o quadro de dor e inchaço em poucos dias.

Todavia, caso o problema seja mais grave, o paciente pode ter a articulação imobilizada e em seguida, realizar o fortalecimento da região com o acompanhamento da Fisioterapia.

São raros os casos onde a intervenção cirúrgica é necessária, contudo, se o quadro for crônico é feita a reconstrução do tendão do tornozelo.

Agende sua consulta com a Clínica Reactive. Somos uma clínica multidisciplinar com uma equipe completa e capacitada, e ampla infraestrutura. Estamos localizados em São Paulo, SP e estamos prontos para te atender. Telefones: (11) 3032-1479 e (11) 3034-2199. WhatsApp: (11) 97655-8574.

Saiba Mais